Pesquisa

Os estudantes dos cursos de graduação em História da UFPR, selecionados por meio de edital, farão pesquisa em três eixos temáticos:

        Arte: O MP tem um bom acervo de pinturas, retratos e desenhos, mas foi pouco estudado. Nesse sentido, esse eixo de trabalho pretende realizar um levantamento de pinturas produzidas por mulheres no acervo do MP, bem como retratos em que estejam presentes ou desenhos científicos atribuídos à mulheres.

       Trabalho: há uma infinidade de profissões e trabalhos realizados por mulheres, mas nem sempre estão visíveis nos museus e no MP não é diferente. Esse eixo visa um levantamento do mundo do trabalho em que as mulheres foram protagonistas e puderam, por meio dele, lutar por seus direitos. Será estudado o acervo tridimensional e as fotografias, visando destacar as diferentes formas de atuação como professoras, secretárias, costureiras, telefonistas, entre outras possibilidades.

      Costumes: Esse eixo irá cruzar as informações presentes nos acervos de revistas de moda e costume com o de vestimentas. A proposta é perceber a circulação de ideias e costumes por meio dos trajes.

Advertisements